JSNEWS – O governador da Flórida, Ron DeSantis (Rep.) sugeriu adotar uma abordagem diferenciada para lidar com a possível chegada de migrantes haitianos naquele estado, para o governador a situação poderia ser resolvida com o envio desses migrantes para para o enclave de ilhas de luxuosas de Martha’s Vineyard, no estado de Massachusetts, que se tornou o playground de milionários progressistas, incluindo o ex-presidente Barack Obama.
Os comentários do Republicano foram feitos durante uma participação em um podcast da apresentadora Dana Loesch, nessa terça-feira quando ela perguntou a DeSantis como o estado da Flórida reagiria a um possível afluxo de migrantes vindos do Haiti depois que o caos se instalou naquela nação insular.
“Temos nosso programa de transporte que esta operacional”, disse. “Assim que os haitianos cheguem à Flórida a sua próxima parada pode ser a Martha’s Vineyard”.
Embora o governador tenha feito tal declaração, até o momento a Flórida não viu um grande fluxo de migrantes do Haiti. O governador reforçou a vigilância marítima para patrulhar o sul da Flórida em busca de embarcações transportando migrantes. DeSantis disse durante a entrevista que oficiais da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida interceptaram uma embarcação com 25 haitianos, incluindo cinco crianças desacompanhadas, e de acordo com o governador, a embarcação transportava armas, equipamentos de visão noturna e drogas.
DeSantis disse que a Flórida está se preparando para mais ações e que esta retomando um programa que já transferiu migrantes da fronteira do Texas para os locais, que segundo ele, a elite ‘socialista vive’: Martha’s Vineyard (o estado de Massachusetts) e Sacramento (o estado da Califórnia).
Os voos iniciais de migrantes da Flórida e do Texas para Martha’s Vineyard em setembro de 2022 provocaram protestos dos progressistas em todo o país, a elite favorável as politicas de fronteiras abertas. Em junho do ano passado a administração DeSantis enviou dois voos de migrantes para Sacramento em meio a protestos do governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom.
“Eu acho que podemos a aproximar a fronteira do Texas ou mesmo Arizona desses liberais do Nordeste”, disse DeSantis. “Eu estou disposto a ajudar a fazer isso porque a Florida não têm outra escolha”.