JSNEW – Membros do alto escalão do governo Biden estão no México tratando da crise migratória na fronteira entre ambos os países, a delegação é liderada pelo Assessor de Segurança Nacional, Jake Sullivan e o secretário de Segurança Interna (DHS), Alejandro Mayorkas.
Além da crise migratória as autoridades de ambos os países discutirão questões econômicas, de segurança e COVID-19. Os Estados Unidos enviarão até um total de 8,5 milhões de vacinas adicionais contra a covid-19 para o México, das quais 3,5 milhões serão do laboratório Moderna e cinco milhões da AstraZeneca.
A visita da delegação Norte-americana ocorre um dia depois a vice-presidente, Kamala Harris, falar por vídeo conferencia com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e reiterar a urgência na abordagem de uma ação conjunta no combate ao tráfico humano na fronteira entre Estados e México, um tema tido como “alta prioridade” para a administração Biden.
Apesar das altas temperaturas, que muitas vezes impedem as pessoas de tentarem cruzar a fronteira em direção aos Estados Unidos, a Border Patrol (Policia da Fronteira dos Estados Unidos), relatou um grande número de travessias não autorizadas no mês de Junho com um aumento significativo de indocumentados que cruzam a fronteira com suas famílias e crianças desacompanhadas, uma tendência que parece ter continuado em julho.