JSNEWS – O esatdos de Oklahoma, nos Estados Unidos, está tentando devolver seu estoque de $ 2 milhões de hidroxicloroquina, uma droga anti-malária que já foi elogiada pelo ex-presidente Donald Trump (apesar das evidências médicas contarias) como um tratamento promissor para COVID-19.
O porta-voz do procurador-geral do estado, Mike Hunter, disse nesta terça-feira que o departamento de saúde do estado pediu ao escritório de Hunter para ajudá-los a descarregar o estoque de hidroxicloroquina. Um jornal local, o The Frontier, de Oklahoma, foi o primeiro a relatar a notícia.
O estado de Oklahoma foi investigado no ano passado por seu pedido de 1,2 milhão de pílulas de hidroxicloroquina – cerca de 100.000 doses – da FFF Enterprises, um atacadista privado de suprimentos médicos com sede na Califórnia.
The Oklahoma Attorney General’s Office has been tasked with attempting to return a $2 million stockpile of a malaria drug once touted by former President Donald Trump as a way to treat the coronavirus.https://t.co/799u3ZxdKv
— Dylan Goforth (@DGoforth918) January 26, 2021
Associated Press (AP) anuncia ou em abril do ano passado que pelo menos 20 outros estados também encomendaram o medicamento atendendo um pedido do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a grande maioria dos estados obtiveram o medicamento por meio de doações. Apenas Utah e Oklahoma optaram pela compra usando seus recursos para comprar a droga, disse informou a AP.
Utah encomendou US $ 800.000 de hidroxicloroquina, mas a compra foi cancelada após o pedido enfrentar uma reação negativa devido a eficácia do medicamento não ter uma ação efetiva contra o Corona Virus. Oklahoma, no entanto, defendeu a aquisição, com o então secretário de saúde do estado dizendo que o dinheiro não iria para o lixo porque a hidroxicloroquina “é útil para uma série de doenças”.
Trump no ano passado promoveu repetidamente a hidroxicloroquina como um tratamento eficaz contra COVID-19 – mesmo depois que vários ensaios clínicos descobriram que a droga é um tratamento ineficaz contra o vírus.
O Food and Drug Administration alertou as pessoas contra o uso da droga fora do ambiente clínico por causa de seus muitos efeitos colaterais.
De acordo com o Jornal ‘The Frontier’, Oklahoma está agora tentando devolver seu estoque de hidroxicloroquina para a FFF Enterprises. Ainda não está claro quanto de seus US $ 2 milhões poderia ser reembolsado, caso a devolução seja concretizada.