JSNEWS – De acordo com o senador Bernie Sanders (IND.), do estado americano de Vermont, foi a ‘incapacidade presunçosa’ dos socialistas americanos de apresentarem alternativas à classe trabalhadora que levou o Partido Democrata ao desastre político diante dos Republicanos nas eleições presidenciais de 2024. O senador se diz independente mas se alinha com o Partido Democrata, classificou o resultado a favor de Trump de “hecatombe eleitoral”.
Falando ao Meet the Press, da NBC News, nesse domingo, 10, Sanders disse que os Democratas foram incapazes de admitir que as famílias mais pobres dos Estados Unidos estão lutando pela sobrevivência e que estas famílias não viram suas circunstâncias econômicas melhorarem em décadas enquanto a elite do partido Democrata e a alta burocracia estatal alardeia “apenas estatística” de uma economia em expansão mas que falha em não perceber as reais necessidades da classe trabalhadora, pontuou o senado de Vermont como o real motivo dos resultados eleitorais de 2024.
“Resumindo, se você é uma pessoa trabalhadora comum, então você poderia acreditar que o Partido Democrata está enfrentando poderosos interesses e lutando por você não é mesmo? Acho que a resposta esmagadora foi ‘não’, e é isso que precisa mudar”, disse.
Em um artigo publicado no Boston Globe na mesma manhã do mesmo dia, Sanders disse que “a classe trabalhadora americana está com raiva e eles têm suas razões. Eles estão vivendo de salário em salário e são confrontados com o aumento dos custos de moradia e itens básicos do dia a dia. Enquanto o presidente eleito Donald Trump, mesmo que nunca tenha oferecido uma resposta viável ou realista para esses problemas, pelo menos reconheceu que esses problemas existem e prometeu resolve-los. Trump ofereceu aos eleitores uma explicação ‘grosseiramente racista, cruel e falaciosa’ para suas circunstâncias financeiras, mas pelo menos forneceu uma explicação”, escreveu o senador.
Para Sanders, os democratas chegaram ao ‘fundo do poço’ quando não tiveram uma resposta para os problemas reais do dia a dia e também não ofereceram uma satisfação ao eleitorado “do motivo pelo qual as famílias americanas lutam para arcar com a alta do dos custos dos mantimentos ou moradia enquanto se afastam das ‘grandes ideias políticas’, como defender a saúde como um direito universal e acabaram se tornando defensores de um sistema econômico perverso e de um sistema político manipulador”.
Sanders fez diversos comentários semelhantes após a vitória de Trump sobre a vice-presidente Kamala Harris na tentativa de chamar os democratas à reflexão sobre das causas que tem abraçado. Para provar seu ponto de vista, ele lembrou durante o Meet the Press uma fala da ex-presidente democrata da Câmara, Nancy Pelosi, que resumiu o discurso republicano nessas eleições a uma espécie de referendum sobre “armas, gays e Deus”.
Para Sanders a vitória Republicana se deve a um discurso que vai um pouco além dos três temas apontados por Pelosi e que o senador tem falado a respeito.