JSNEWS – Três chimpanzés ameaçados de extinção foram sequestrados de um santuário na República Democrática do Congo, os sequestradores fizeram exigências financeiras em troca de liberdade dos macacos, no que se acredita ser o primeiro caso conhecido desse tipo de sequestro.
O abrigo em Lubumbashi recebeu vídeos de “prova de vida” mostrando os chimpanzés “aterrorizados” em uma sala de tijolos, um dos reféns estava com os braços amarrados acima da cabeça, o vídeo também mostrava um cartaz com a ameaça de que as cabeças dos macacos seriam enviadas em seguida caso as demandas financeiras não forem atendidas.
O valor do resgate não foi revelado.
O fundador do centro de reabilitação animal do Congo, Franck Chantereau, recebeu várias mensagens ameaçadoras desde que os jovens primatas foram sequestrados há quase duas semanas, ele disse que não pagará o resgate temendo que se fizesse isso, ele “colocaria em risco todos os macacos do mundo”. No mercado ilegal de animais um chipanzé bebê custa cerca de £ 10.000 (dez mil libras inglesas), Chantereau acredita que é improvável que veja os animais novamente.
KIDNAPPING CHIMP/JOUR 12 -” #Menaces sur la vie de ma femme.Enlèvement planifié de mes enfants et demande de #rançon conséquente… Les #ravisseurs des #chimpanzés n’ont pas de limites.Voici une vidéo reçue des 3 bébés pour vous montrer notre #cauchemar (Franck, Fondateur JACK) pic.twitter.com/JlAlI93DHn
— J.A.C.K. – Jeunes Animaux Confisqués au Katanga (@JackChimps) September 20, 2022