JSNEWS
Nesta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, o planeta futebol para por algumas horas. Às 12h (horário da Costa Leste dos EUA), no Brasil, 14h), será realizado em Washington, D.C., o sorteio oficial dos grupos da Copa do Mundo de 2026, a primeira edição com 48 seleções e sediada por três países: Estados Unidos, Canadá e México. O evento, transmitido ao vivo para mais de 200 territórios, marcará o início real da contagem regressiva para o maior torneio de futebol do mundo.
Apresentado pelo ex-capitão da seleção inglesa e lenda do Manchester United, Rio Ferdinand, ao lado da premiada jornalista norte-americana Samantha Johnson, o sorteio contará com assistentes ilustres: Tom Brady (sete vezes campeão do Super Bowl), Wayne Gretzky (maior nome da história do hóquei), Aaron Judge (astro do beisebol) e Shaquille O’Neal (lenda da NBA). No tapete vermelho, o também ex-quarterback Eli Manning será o anfitrião.
Como funciona o sorteio
Das 48 vagas, 42 já estão definidas. As 39 seleções já classificadas (mais os três anfitriões) foram divididas em quatro grupos com base no ranking mundial da FIFA de novembro de 2025. Os seis lugares restantes serão decididos em repescagens intercontinentais e europeias ao longo de 2026 e entrarão automaticamente no Grupo 4.
Grupo 1 (cabeças de chave): Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Países Baixos, Bélgica e Alemanha.
Grupo 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Grupo 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Grupo 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia e os seis vencedores das repescagens ainda em disputa.
Serão formados 12 grupos com quatro equipes cada. As duas primeiras colocadas de cada chave e as oito melhores terceiras avançam para as oitavas de final (fase de 32 equipes). A partir daí, mata-mata até a grande final, marcada para 19 de julho de 2026 no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
Ao todo, serão 104 partidas, 40 a mais que nas edições anteriores.
Regra importante: seleções da mesma confederação não podem cair no mesmo grupo, exceto as europeias, que, devido ao elevado número (16 no total), poderão ter no máximo duas por chave.
Onde assistir
No Brasil, a transmissão ao vivo será feita pela Globo, SporTV e CazéTV (YouTube), a partir das 14h. Nos Estados Unidos, o evento será exibido em inglês pela Fox e em espanhol pela Telemundo, Universo e Peacock.
Boston no centro das atenções
A cidade de Boston, escolhida como uma das 16 sedes, receberá sete jogos, um dos maiores pacotes do torneio: Cinco partidas da fase de grupos
Uma partida das oitavas de final (29 de junho)
Uma quartas de final (9 de julho)
Todas as partidas serão disputadas no icônico Gillette Stadium, em Foxborough, casa do New England Patriots e do New England Revolution.
No sábado, 6 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), a FIFA divulgará oficialmente quais seleções jogarão em cada cidade na fase de grupos. A programação completa e definitiva, com horários exatos de todos os 104 jogos, será publicada apenas em março de 2026, após o fim das repescagens.
Datas principais da Copa do Mundo 2026:
- Fase de grupos: 11 a 27 de junho
- Oitavas de final: 28 de junho a 3 de julho
- Quartas de final: 4 a 7 de julho
- Quartas de final: 9 a 11 de julho
- Semifinais: 14 e 15 de julho
- Disputa do 3.º lugar: 18 de julho
- Grande final: 19 de julho
Faltam exatamente 193 dias para o pontapé inicial. A partir desta sexta-feira, o mundo inteiro saberá quem enfrentará quem na batalha pelo título mais cobiçado do futebol.


