Por: Alfredo Melo – 1 – O técnico da Seleção Brasileira assume na quinta-feira. Calma, não é o que você está pensando. Cuidado com as redes sociais, isso é apenas uma manchete com uma chamada para despertar sua atenção, para uma notícia de menor importância.
O novo técnico, que ainda não foi contratado, quando assumir, estará assumindo a Seleção Brasileira, na quinta colocação das eliminatórias. Como dizia vovô Filó: “Fica veiaco.”
2 – A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, processou o jogador Dudu quando se con rmou a transferência do jogador para o Cruzeiro, por entender que foi vítima de postagens ofensivas nas redes sociais.
Dudu postou o seguinte texto: “O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pela porta dos fundos. Minha história foi gigante e sincera, diferente da sua, senhora Leila Pereira. Me esquece, VTNC.” Leila Pereira, a imprensa e o departamento jurídico entenderam que VTNC signi cava “Vai tomar no c…”. Nesta semana, ao apresentar sua defesa por escrito, Dudu enfatizou junto ao tribunal que VTNC é uma sigla composta por letras do alfabeto, desprovidas de significado conceitual xo, e que nesse caso significava “Vim Trabalhar no Cruzeiro”.
Em represália, Dudu está processando Leila Pereira por assédio moral e psicológico e requer uma indenização de 500 mil reais, destinada a uma instituição de caridade que assista crianças em situação de vulnerabilidade.
Ele também exige uma retratação pessoal, utilizando os canais de comunicação o ciais mantidos junto aos torcedores do Palmeiras e nos telões do Allianz Parque, após a entrada dos jogadores em campo e nos intervalos das partidas, durante 12 meses. Parece que virou briga de quinta série.
3 – Depois da tentativa de liderar uma rebelião contra os gramados sintéticos, o menino Ney reapareceu e soltou esta pérola: “Vamos fazer um Brasileirão surpreendente, chegaremos entre os três primeiros, junto com Flamengo e Palmeiras.” Após as três primeiras rodadas, o Santos está em 18º lugar, com 1 ponto, e já demitiu o treinador. Acorda, menino Ney.
4 – Após três rodadas, o Brasileirão Série A 2025 já contabiliza três treinadores demitidos: Mano Menezes (Fluminense), Caixinha (Santos) e Gustavo Quinteros (Grêmio). Carille (Vasco) e Zubeldia (São Paulo) estão na UTI e, talvez, não cheguem à sexta rodada.
O sistema é bruto.
5 – Já se sente um distanciamento entre John Textor e a torcida do Botafogo. A torcida está irritada com o pouco caso demonstrado por Textor no início de 2025. O dono da SAF ignorou as disputas da Taça da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, além do Campeonato Carioca.
Após a saída do treinador Artur Jorge e dos jogadores Almada, Luiz Henrique, Júnior Santos e Tiquinho, Textor não demonstrou nenhuma pressa em repor essas perdas. Para substituir os quatro atacantes, trouxe Artur, Mastriani, Saint Rodrigues e Nathan Fernandes, além do retorno de Je nho, do Lyon.
Artur é o único que tem mostrado que pode se destacar no time. Mastriani e Saint Rodrigues parecem ter muito menos a mostrar do que foi prometido. Nathan Fernandes (ex-Grêmio) e Jefinho não conseguem sair do departamento médico. Com relação ao treinador, Textor dá a impressão de que se perdeu, além de ter desperdiçado 45 dias desde o início da preparação para a temporada de 2025.
Segundo ele, entrevistou muitos treinadores, quis decidir sozinho, se atrapalhou e acabou contratando um treinador, Renato Paiva, que nunca fez parte dos seus planos. Renato Paiva, em 2023, dirigiu o Bahia no Brasileirão por 15 jogos e foi demitido com um aproveitamento de 28,8%. Realmente, não era treinador para um time que é atualmente o Campeão Brasileiro e da Libertadores. Foi uma contratação de desespero, faltando 15 dias para o início do Brasileiro e da Libertadores. Tem gente no Botafogo que está dizendo que Paiva só continua se passar ileso por essa sequência: São Paulo (casa), Galo (fora), Estudiantes La Plata (fora) e fluminense (casa). Vai vendo…
6 – Carol Portaluppi é, realmente, uma torcedora el. Volta mais uma vez a vestir a camisa tricolor entre idas e vindas, desde que Renato Gaúcho estreou no Flu como jogador, em 1995. Carol, na época, tinha um ano de idade.
7 – A Polícia Federal indiciou o jogador Bruno Henrique por fraude ao forçar cartão amarelo na partida Flamengo x Santos, em 2023, bene ciando apostadores.
A PF publicou prints de conversa entre o jogador e seus familiares, dias antes da partida. Todos os envolvidos foram alvo de busca e apreensão em novembro de 2024, ocasião em que tiveram celulares apreendidos. Um cara que ganha 2 milhões de reais por mês poderia ajudar a família de outro jeito.
8 – Mbappé e a Champions League estão iguais ao Sol e à Lua: onde um tá, o outro não tá. Com Mbappé, o PSG não arrumava nada na Champions, e o Real Madrid era o papa-títulos. Ano passado, o francês trocou o PSG pelo Real, e veja o que aconteceu: o PSG está na semifinal, e o Real foi eliminado nas quartas de final. Isso que é pé-frio
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…