Por: Alfredo Melo – 1 – Quem te viu e quem te vê. Depois de ficar muitos anos, apenas com Gatito, sendo convocado pela seleção paraguaia, o Botafogo explodiu de vez, nessa data FIFA, teve sete jogadores convocados e foi o clube que mais cedeu jogadores, para diversas seleções. Luiz Henrique, Igor Jesus e Alex Telles (Brasil), Savarino (Venezuela), Bastos (Angola), Gatito (Paraguai) e Almada (Argentina).
2 – A Argentina para enfrentar Venezuela (fora) e Bolívia (casa), resolveu fazer sua preparação nos Estados Unidos, precisamente em Miami, cidade onde joga e mora Messi, (coincidência ou agrado ao craque?) e corre o risco de não jogar contra a Venezuela no dia 10 de outubro, primeiro pelo fechamento do aeroporto de Miami, no dia 8 de outubro, devido as mas condições meteorológicas, provocadas pelo furacão Milton e a segundo por não saber, que o governo americano não permite voos diretos entre os Estados Unidos e a Venezuela, tem que ser feita uma escala e embarcar em outro voo. Lambança geral.
3 – O Observatório do Futebol (CIES), divulgou os 100 elencos mais valiosos do mundo e incluiu o Palmeiras, Flamengo e Botafogo, realmente seria a boa notícia, não fosse a classificação dos três.
O Real Madrid, 1º lugar, o Palmeiras em 62º lugar, Flamengo 63º lugar e Botafogo 84º lugar. Clubes sem a estatura de Palmeiras e Flamengo, principalmente, na Inglaterra, tem elencos mais valiosos, por exemplo: Atalanta (Itália) 21º lugar, Newcastle (Ing) 22º, West Ham (Ing) 24º, Brentford (Ing), 38º, Fulham (Ing) 41º, Girona (Esp) 60º. Textor de seus 4 clubes, tem 3 entre os 100, Crystal Palace (Ing) 37º, Lyon (Fra) 52º e Botafogo (Bra) 84º lugar.
4 – Ocorreu uma reviravolta, no licenciamento das Bets, a Esporte da Sorte, recorreu e tem até o dia 11 de outubro, para regularizar a documentação, sendo assim, o Corinthians vai preservar um contrato de 309 milhões de reais e conseguir manter o compromisso assumido com o jogador Memphis.
Caso de corrupção na diretoria do Corinthians, já tinha levado a empresa Vaidebet, a cancelar o contrato com o clube, há poucos meses.
5 – Acredite se quiser, a FIFA indiretamente está chantageando o STF. Caso Ednaldo Rodrigues, seja retira do da presidência da CBF, em julgamento pelo STF, a FIFA vai retaliar, não convidando Flamengo, Fluminense e Palmeiras, para o super mundial de clubes de 2025, que será disputado nos Estados Unidos.
A FIFA não permite interferência da justiça comum, nas Confederações de Futebol, mas quando a justiça americana, condenou Blast, Jerome, Ricardo Teixeira, Del Nero, Marin e outros, a FIFA, ficou caladinha.
O único preso foi José Maria Marin, que, desavisadamente, passeava em Nova Iorque, na época da prisão. Com relação ao Brasil, ela deveria proibir a interferência de políticos nas Federações e na CBF, que apesar de não ter dinheiro público, eles fazem a festa com o dinheiro de patrocínio de grandes empresas privadas.
O salário de Ednaldo na CBF gira em torno de 5 milhões de reais, por ano. Reinaldo Bastos, presidente da Federação Paulista, recebe 160 mil reais, como vice-presidente da CBF, os outros 7 vices, recebem salários de 110 mil reais, cada um. Fica na sua FIFA.
6 – O empresário manipulador de resultados e apostador Willian Rogatto, refugiado em Portugal, em depoimento à CPI das Bets, afirmou que manipulava jogos e que faturou 300 milhões de reais, fabricando resultados. Disse que um juiz que ganha 6 mil reais, para apitar um jogo grande e que ele paga 50 mil reais, para o juiz interferir no resultado da partida.
Chamou o senador Romário, membro da CPI, de hipócrita, pois é presidente do América, clube que tem uma BET como patrocinadora master. O comentarista PVC, que acredita no envolvimento de Paquetá e Luis Henrique, em manipulação de apostas na Europa, soltou essa perola “É IMPORTANTE OUVIR ESSE MANIPULADOR WILSON ROGATTO, MAS NÃO DAR CRÉDITO AO QUE ELE FALA”. Por hoje, já deu. Vou dizer o que, depois disso?
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…