Por: Alfredo Melo
1 – Teoria de um gaiato flamenguista. Quando o Flamengo perde, o Botafogo perde. Quando o Flamengo vence, o Botafogo também perde. Está certo: a melhor maneira de evitar ser gozado é gozar os outros antes.
2 – Conforme este caneleiro havia antecipado há alguns meses, sem que ninguém comentasse, Juninho Paulista realmente assumiu a coordenação de seleções da CBF, substituindo Edu Gaspar, contratado pelo Arsenal.
3 – Em razão da enorme quantidade de pênaltis perdidos recentemente, o velho caneleiro alerta: “Pênalti não é coisa que se perca.” Você pode perder o celular, a carteira, a chave do carro, o horário do voo. Pode perder até a mulher, mas pênalti, não.
4 – A tão esperada parada do Campeonato Brasileiro durante a Copa América parece que não surtiu o efeito que todos esperavam. Dentre os que pioraram o rendimento, destaque para Flamengo e Palmeiras. Santos e Vasco foram, talvez, os únicos que subiram de produção.
5 – Com apenas cinco jogos, o treinador Jorge Jesus, precocemente, vai descobrindo a realidade do futebol brasileiro. São três empates, uma derrota e uma vitória, incluindo uma eliminação da Copa do Brasil. Xingamentos e tentativas de agressão em aeroportos, e novos xingamentos e tentativas de agressão na porta do hotel em Quito, após a derrota por 2 x 0 para o Emelec, velho freguês do rubro-negro carioca, já estão deixando o português assustado.
6 – O uso do VAR tem deixado o treinador Mano Menezes sem reação. Useiro e vezeiro em reclamar das arbitragens à margem do campo e nas entrevistas coletivas, Mano Menezes tem engolido em seco, pois tem visto que reclama muito e, na grande maioria das vezes, sem razão. Toma distraído.
7 – A situação continua mais preta do que branca lá pelas bandas do Botafogo. Sem dinheiro, o clube não tem nenhuma perspectiva. Após a derrota para o Galo por 1 x 0, no Engenhão, a torcida clamava aos céus que os irmãos Moreira Salles, presentes ao estádio, assumissem a direção do clube. Bateu o desespero.
8 – Rogério Caboclo, presidente da CBF, quebrou o monopólio e contratou para comandar o futebol feminino brasileiro a sueca Pia Sundhage. Pia é ex-treinadora das seleções sueca e americana, bicampeã mundial e olímpica. Além de treinar a seleção principal, vai coordenar as seleções de base. É a primeira vez que um estrangeiro vai comandar uma seleção brasileira de futebol.
9 – A BMW, em parceria com o Santos, ofereceu um almoço aos jogadores santistas no CT do Peixe e expôs alguns modelos de sua marca. A ideia é vender seus carros caríssimos no Brasil, para este mercado que adora ostentar. O presidente Pérez e o treinador Sampaoli já compraram os seus. Quem mais se habilita?
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior.


