Alfredo Melo
Os clubes pequenos, nesta rodada, foram prejudicados pela turma do apito. Figueirense, Ponte Preta, América-MG e Botafogo tiveram alterados os resultados de suas partidas pela turma do mal. O meia Diego, contratado junto ao Fenerbahçe da Turquia, amargava o banco de reservas do clube turco.
Na dúvida desconfiada, a torcida do Flamengo foi em massa ao aeroporto recepcionar Diego, sem saber se era o Diego que jogava no Santos ou o que era reserva no Fenerbahçe. Realmente, existem coisas que só acontecem ao Botafogo. Único clube no mundo a ter três estádios — Engenhão, Caio Martins e agora Arena Botafogo, em convênio com a Portuguesa Carioca. Três estádios e nenhum time. Por falar em Botafogo, segundo as más línguas, o presidente do clube já estaria escolhendo música.
Segundo o regulamento do Fantástico, caiu três vezes, tem direito a pedir música. Esta semana, o obscuro Sam Allardyce foi escolhido para ser o treinador da seleção inglesa de futebol. Sam tem, como treinador, um aproveitamento de 33% em sua carreira. Sua especialidade é salvar times ameaçados de rebaixamento. Ele é o décimo quinto treinador da seleção inglesa.
Tite é o quinquagésimo nono treinador da seleção brasileira, sem contar os que repetiram a indicação para o cargo. A seleção inglesa teve 15 treinadores em sua história, sem nunca ter repetido um. A seleção brasileira, 59 treinadores em sua história, com várias repetições. O que isso significa.
Significa que a organização inglesa até hoje conquistou um Mundial em casa, com a ajuda do apito amigo. Nunca venceu uma Eurocopa ou uma Copa das Confederações.
A bagunça brasileira venceu 5 Mundiais, 4 Copas das Confederações e 8 Copas Américas. Estamos reclamando de quê? Viva a bagunça. O grande legado das Olimpíadas Rio 2016 cará para o Flamengo, que alugou a Gávea para os americanos treinarem durante os jogos, em troca de R$ 5 milhões. Ganhou novas instalações, novos equipamentos e uma piscina. Que Falcão não fica até o final do Campeonato Brasileiro à frente do Inter é fato.
O que se discute é: em qual rodada Falcão será demitido? O treinador português Paulo Bento foi demitido pelo Cruzeiro com crueldade. Trouxeram treinador estrangeiro, sem conhecimento e sem experiência no futebol brasileiro.
Começou com o campeonato em andamento e, quando o clube contratou reforços, na semana em que os reforços chegariam, demitiram o “gajo”. Mano Menezes, que acaba de levar um pé na bunda dos chineses, disse rapidinho: “Aceito”. Mesmo tomando prejuízo, o Corinthians conseguiu se livrar do Pato. Os ingênuos espanhóis, pela bagatela de 3 milhões de euros, ficaram com o mico — digo, o Pato.
Gracias, Villarreal. Por falar em Pato, o grande Tostão detonou o atacante em sua coluna deste domingo. Disse que Pato nunca jogou nada e que é fruto de equivocados elogios da mídia. Disse Tostão que Pato é um atacante mediano, sem nunca demonstrar lampejos de um fora de série. Tostão falou e disse. No último domingo, em Santos, antes da partida Jabaquara x Grêmio Prudente, abrindo a segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, foi observado um minuto de silêncio pela morte do presidente do Jabaquara naquela manhã.
Durante o intervalo do jogo, a família de Antônio Gilberto Amaral da Silva, dono do clube, informou que ele estava vivo. Tinha sido só um desmaio. O time do Jabaquara ficou tão feliz que venceu a partida por 3×2, em homenagem ao ex-morto.
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…


