Por: Alfredo Melo – O campeonato amador da Liga de Futebol de Nova Iguaçu, na baixada fluminense foi decidido entre as equipes do Cacique e do Pau Ferro. O craque do Cacique era Pai Fofinho de Ogum, babalorixá do Centro do Seu Bumbum, em Nova Iguaçu, que além de Pai de Santo, era um galã, conquistador conhecido entre as mulheres da baixada fluminense. Durante as sessões no Centro Espírita, Pai Fofinho não perdia a oportunidade de levar uma das Filhas de Santo, para a Ximbuguia (abatedouro) e uma de suas favoritas era Teka Monteiro, esposa do delegado de Nova Iguaçu, Joca Monteiro.
O time do Pau Ferro, tinha como destaque e capitão do time, o truculento zagueiro e detetive, Padilha que dizia, que somente Pai Fofinho de Ogum, poderia tirar o título do Pau Ferro. No sábado pela manhã, véspera da final do campeonato, um X9, puxa-saco de Padilha, disse ao detetive que viu Teka Monteiro, esposa do delegado, no Centro do Seu Bumbum, entrando na ximbuguia (suíte celestial), com Pai Fofinho e, que lá era o abatedouro do Babalorixá.
O truculento Padilha, de posse dessa informação, se dirigiu a delegacia contando a história para o detetive Jóca Monteiro e pedindo autorização para dar um corretivo, no safado que estava botando chifre no delegado. Jóca Monteiro quis saber o porquê de uma suíte celestial, em um centro de macumba, após a explicação de Padilha, Jóca Monteiro, ordenou que uma equipe, fosse ao Centro Espírita e prendesse o Pai-de- -Santo, para prestar esclarecimentos na delegacia.
Ao ser colocado em frente ao delegado Jóca Monteiro, foi ordenado que Pai Fofinho de Ogum, ficasse nu. Para espanto de todos, Pai Fofinho, tinha tatuado em suas costas um enorme São Jorge, montado em um cavalo branco. Assustado, Jóca Monteiro, ordenou que Padilha, batesse nas costas de Pai Fofinho de Ogum, até o cavalo correr, só livrando a cara de São Jorge, em respeito à sua mãe, devota do santo.
Enquanto apanhava, Pai Fofinho cantava um ponto de macumba, do centro onde era Babalorixá, “foi no Centro do Seu Bumbum, que eu me consultei, no Centro do Seu Bumbum, meu caminho encontrei”.
Como o cavalo não correu e como Padilha não estava habilitado a dizer se o santo havia subido ou não, Pai Fofinho apanhou até apagar. Acordou, no domingo por volta das duas da tarde, em um leito do Hospital Municipal de Nova Iguaçu, sem condições de ficar de pé.
Com Fofinho de Ogum, fora de combate, o time do Cacique foi derrotado pelo Pau Ferro por 1×0 e ficou com o título, para alegria de Padilh.
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…