Pr: José Soares Leite – A devastadora crise da violência que hoje assola a sociedade em todo mundo, é cumprimento fiel do que falou Jesus Cristo no seu sermão profético “E por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará” (Mt 24.12). A violência é consequência da iniquidade no coração do homem; é o antônimo do amor de Deus (Jo 3.16).
O Apóstolo Paulo em 2Tm 3.1-9, traça o per l das características dos homens que pelas suas iniquidades, nos últimos tempos, se tornaram tão violentos: são homens amantes de si mesmo, egoístas, avarentos, arrogantes, soberbos, blasfemos, desobedientes, profanos e sem afeto natural.
A violência segundo a Bíblia, não é somente uma agressividade física ou moral. Na realidade, a violência é todo intento mal que brota no coração do homem para prejudicar seu semelhante. Isto veio em consequência de sua queda no Éden causada por Satanás. Vemos a demonstração clara da violência do homem, logo no primeiro homicídio praticado por Caim contra seu irmão Abel, os primeiros descentes de Adão e Eva, nascidos na condição de pais terrenos sob a estigma do pecado deles (Gn 4.5-7; SI 51.5).
Afinal onde surgiu a violência e como ela se originou? Antes da violência se alastrar na face da terra, como resultado da rebelião de Adão e Eva contra Deus (On 3.1;4-6; 6.5), a violência já tinha ocorrido no céu. Ela se originou no coração de Lúcifer, o principal dos querubins, ungido, que de‑ agrou a primeira violência no Céu (Ex 27.13-18; Ap 12,7). Da mesma forma Satanás, hoje, está agindo neste mundo debilitando os filhos da desobediência (1s 14.13-15; Ef 2.2A violência é em suma, o resultado do que Satanás está operando neste mundo (IJo 5.19), para o qual ele foi precipitado. dando sequência a sua índole maligna, como cita a Biblia em Jo 3.10a (parafraseado), que diz: “O Diabo vem somente para roubar, matar e destruir.
Afinal, qual a solução para tanta violência neste mundo, que tem tragicamente atingido o homem desde o início da raça humana, que causou a destruição de todas as gerações da era antediluviana e que encerrará o capítulo da história do homem nesta dispensação da graça, por ocasião da violenta Batalha do Armagedon nos finais dos tempos.
Lamentavelmente, só existe esperança (Rm 8.24) para aqueles que se tomarem partes das virtudes do cristianismo: a fé e o amor (ICo 13.13), Quantos as demais que vivem na prática da violência de suas impiedades, por certo eles colherão da semente da violéncia que eles mesmos plantaram as suas próprias destruições (G| 6,7-8).
José Soares é Pastor, Bacharel em Teologia e professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston