JSNEWS – A boia que mede a temperatura a uma profundidade de 4,9 pés localizada em Manatee Bay, em Florida Keys, registrou uma temperatura da superfície do mar de 101,1 °F ou 38,11 ºC às 18hdessa segunda-feira, 24 de julho, marcando outro marco nos impactos das mudanças climáticas.
As temperaturas normais da água para a área nesta época do ano deveriam estar entre 23º C a 31 ºC, de acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), que publicou as descobertas do National Data Buoy Center.
As leituras se somam aos alertas anteriores sobre o aquecimento das águas da Flórida no sudeste dos Estados Unidos, já que o calor prolongado continuou a atingir outras partes do país.
A crescente frequência e intensidade do clima severo, tanto na terra quanto nos oceanos, esta sendo atribuída as mudança climática global que é, segundo especialistas, causada pelas atividades humanas, de acordo com as previsões as atuais ondas de calor devem persistir até agosto.
O impacto dessa onda de calor pode afetar o abastecimento de alimentos e os meios de subsistência para aqueles que exercem atividades econômicas ligados à água.
A NOAA alertou no início deste mês que a água aquecida ao redor da Flórida poderia potencializar as tempestades tropicais e furacões, que acumulam mais energia em águas quentes.