JSNEws – A posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nessa segunda-feira, 20, levou a revista TIME a publicar um artigo onde profissionais que lidam com stress extremo aconselharem as pessoas que estão temendo o retorno do republicano ao cargo e experimentando aumento da ansiedade.
Especialistas em psicologia e terapeutas sugeriram uma variedade de atividades que poderiam ajudar os mais emotivos com o retorno de Trump a casa branca e a tirar o foco dessa ansiedade e renovar as esperanças. Pelo menos 11 atividades listadas pela Times são “comprovadas cientificamente” para lidar com a “sensação de desesperança” da nova administração.
Emiliana Simon-Thomas, especialista em psicologia e diretora científica do Greater Good Science Center da Universidade da Califórnia, recomendou fazer exercícios, atividades criativas, mostrar um ato de bondade, sorrindo para estranhos e ir a uma apresentação cultural. Essas atividades podem aumentar seu humor, ajudá-lo a recuperar o senso de controle e a se sentir conectado aos outros, disse ela.
Exercícios físicos podem “retirar dar uma sensação de poder que você pode sentir que está faltando no dia da posse”, diz Simon-Thomas à revista Time. “Você pode não conseguir fazer nada em relação às políticas do novo governo, mas sabe o que pode fazer? Pelos menos 15 repetições de exercícios executados de forma correta pode ajuda-lo a distrair-se.”
Outra recomendação é participar de um grupo de choro coletivo.
“Pode parecer contra-intuitivo, mas se você precisar derramar algumas lágrimas no Dia da posse de Trump, é saudável deixá-las sair com uma ressalva: Você não deve fazer isso sozinho”, informou a Time.
“A rapidez com que uma pessoa se recupera da dor se tiver a oportunidade de chorar com o apoio de uma outra pessoa, com alguém em quem confia e em quem acredita que se preocupa com ela”, disse Simon-Thomas.
Outros especialistas em saúde mental recomendaram fazer algum tipo de trabalho voluntario, escrever um diário, dançar , contemplar a natureza e eventualmente, “tomar banho numa cachoeira”.
“Você vai se sentir humilde”, disse a terapeuta Anindita Bhaumik no relatório da Time. “Esta montanha estará lá para todo o sempre, e você é um ser humano aqui. Tudo vai e vem, mas a natureza ainda está lá.”
O cineasta e ativista conservador Robby Starbuck zombou de algumas das estratégias mencionadas na história em um post no X.
“11 ways to avoid spiraling on Inauguration Day” includes “forest bathing” and communal crying.
1. Democrats are so weird. 😂😂😂
2. Time Magazine is an absolute joke. pic.twitter.com/ujM03gop6c
— Robby Starbuck (@robbystarbuck) January 17, 2025