Divulgação – No último dia 24, a The Boston Foundation se tornou “brasileira por uma noite” ao lançar o relatório “Meio Século Construindo a Comunidade Brasileira na Região de Boston”. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Diáspora Brasil (IDB) em parceria com a Usideias e várias organizações comunitárias brasileiras, destacou a contribuição significativa da comunidade brasileira para a sociedade e economia do estado.
O evento, que contou com a participação de organizações comunitárias, artistas, empresários e membros da comunidade, celebrou a rica história migratória dos brasileiros em Massachusetts. Desde 2010, essa população se tornou a maior comunidade imigrante do estado. Embora ainda enfrente desafios como a proficiência em inglês e a obtenção de licenças profissionais, suas contribuições são imensas.
Javier Juarez, diretor executivo do Latino Equity Fund, destacou a importância de reconhecer essa comunidade frequentemente ignorada. O relatório também aponta que os 140.000 brasileiros reportados pelo Censo Americano sub-representa a comunidade brasileira, afetando o financiamento público para serviços essenciais além de sua representatividade em cargos executivos nos setores privado e público.
Com 84% dos imigrantes brasileiros na faixa etária economicamente ativa, eles contribuíram com aproximadamente 8 bilhões de dólares para a economia do estado. Apesar de 30% já terem obtido cidadania, muitos ainda enfrentam barreiras como a falta de documentação.