Da Redação – A escolha de Tim Walz (Governador de Minnesota) como companheiro de chapa de Kamala Harris trouxe esperança aos imigrantes indocumentados uma vez que ele esta alinhado com as politicas migratórias de acolhimento e de segurança fronteiriças implementadas no inicio da administração Biden.
Walz foi favorável a libração de carteiras de motoristas para imigrantes que estão ilegalmente nos Estados Unidos e apoiou todas as iniciativas a fim de transforar Minnesota um estado santuário para imigrantes além de apoiar outras inciativas progressista como o desfinanciamento da policia, tornar os imigrantes ilegais elegíveis para um programa de subsídios universitário além de expandir o acesso ao Minnesota Care a essa parte significativa da população naquele estado. Por essas ações, a escolha de Tim Walz por Kamala para compor sua chapa é vista com grande esperança pelos ativistas favoráveis o imigração em todo o pais.
“Minha posição sobre Minnesota se tornar um estado santuário se resume a quem tem a responsabilidade de fazer cumprir as leis de imigração”, disse ele Notícias CBS em 2018. “Aqui está o que acredito: o Congresso deu às agências federais autoridade para fazer cumprir as leis de imigração em Minnesota, e eu apoio que o façam. O Congresso não deu à aplicação da lei local a mesma autoridade. O papel da aplicação da lei é fazer cumprir as leis estaduais e locais, e não as leis federais de imigração, e acredito firmemente que elas não deveriam fazê-lo.”
Criticado pelo Comitê Nacional Republicano – RNC que acusou a chapa democrata como “a mais socialista da história americana” por seus posicionamentos favoráveis a imigração ilegal, Walz disse que se Trump construísse um muro na fronteira com o México, ele investiria numa fábrica de escadas. “Ele [os republicanos] falam de um muro na fronteira, eu sempre digo, deixe-me saber a altura desse muro. Se tiver 25 pés, investirei na fábrica de escadas de 30 pés”, disse ele à CNN.
O presidente da Câmara, Mike Johnson, R-La., criticou Walz por esses posicionamentos. “A ‘nomeada’ mais liberal que já apareceu nas urnas presidenciais escolheu agora um companheiro de chapa progressista que manifestou apoio ao socialismo, ele apoia cidades santuário, e quer dar carteiras de motorista aos milhões de estrangeiros ilegais que Kamala Harris permitiu entrar em nosso país”, disse Johnson.
Como governador, ele recusou a enviar a Guarda Nacional para resolver a crise na fronteira. “A recusa de Walz’ em intervir ou mesmo ajudar a Patrulha da Fronteira aplicar da lei é indesculpável”, disse a Associação Republicana Governors’ em 2021.
A declaração da campanha Harris anunciar Walz como seu companheiro de chapa não mencionou quaisquer conquistas ou posições sobre imigração ou segurança fronteiriça e a campanha de Harris não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre suas posições anteriores.
Num comunicado, Harris elogiou as suas convicções “na luta pelas famílias da classe média.”
“Como governador, treinador, professor e veterano, ele é entregue a famílias trabalhadoras como a sua. Vamos construir uma grande parceria”, disse ela. “Começamos como azarões, mas acredito que juntos podemos vencer esta eleição.”