JSNEWS – De acordo com os últimos dados analisados pelo Transactional Records Access Clearinghouse
(TRAC) da Universidade de Syracuse em NY, mais 1.305.443 de imigrantes apesentaram pedidos de asilo nos tribunais migratórios até 30 de Abril deste ano, a esse numero soma-se mais 2,8 milhões de processos acumulados do ano fiscal anterior que ainda não foram processados. Com isso o total de processos pendentes elevou-se para 3.596.317.
De acordo com o TRAC devido o aumento de juízes nos tribunais migratórios, foram concluídos 517.675 casos nesse ano fiscal até 30 de abril deste ano. Desses casos concluídos, foram emitidas 170.165 ordens de remoção (deportação) ou ordens de partida voluntária.
Uma ordem de saída voluntária exige que o imigrante deixe o país dentro de um determinado período de tempo para evitar incorrer em consequências jurídicas mais graves. Se o indivíduo não sair do país ou se for constatado que ele voltou ilegalmente ao país, a ordem de saída voluntária torna-se uma ordem de remoção, tornando o indivíduo passível de remoção pelas autoridades de imigração.
- Apenas 13,9% de todos os imigrantes cuja deportação foi ordenada até Abril de 2024, incluindo crianças não acompanhadas, tinham um advogado no momento em que a ordem de deportação foi emitida.
- Só para comparação, os tribunais de imigração registaram a entrada de 1.305.443 novos casos até o fim de Abril de 2024 enquanto processou 517.675 casos até essa mesma data, deixando um saldo de 787.768 casos pendentes.
- De acordo com os registos judiciais, apenas 0,38% dos novos casos do ano fiscal de 2024 solicitaram ordens de deportação com base em uma alegada atividade criminosa do imigrante, além da entrada ilegal no país.
- O condado de Miami-Dade, Flórida, tem o maior número de residentes com casos pendentes de deportação no Tribunal de Imigração até o final de abril de 2024.
- Os imigrantes de Honduras estão no topo da lista de nacionalidades com maior número de deportações ordenadas.
- Apenas 13,9% dos imigrantes, incluindo crianças não acompanhadas, tinham um advogado para os ajuda-los nos processos de Imigração quando uma ordem de remoção foi emitida.