Da Redação – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará um decreto na terça-feira para garantir acesso prioritário às vacinas contra Covid-19 adquiridas pelo governo dos EUA aos cidadãos norte-americanos, disse um “Alto Funcionário” do governo nesta segunda-feira a rede NBC NEWS. A ordem executiva estará alinhada com a política externa “America First” do presidente Trump. “O Governo dos Estados Unidos atendera os pedidos de outras nações assim que garantirmos às necessidades do povo americano”, disse.
A Casa Branca não forneceu detalhes da ordem executiva, mas “Alto Funcionário” destacou que o cronograma para fornecer ajuda externa será moldado pela oferta e demanda e que esta previsto para começar no segundo trimestre de 2021.
Trump ignorou em grande parte a crescente crise do coronavírus nas últimas semanas em vez disso, ele tem concentrando sua atenção nos esforços legais para derrubar os resultados da eleição presidencial de novembro.
O secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, previu no domingo que as vacinas provavelmente não estarão disponíveis para todos que a solicitarem até o segundo trimestre.
O presidente eleito Joe Biden, que assumirá o cargo em 20 de janeiro provavelmente definirá sua própria política de obtenção e distribuição de vacinas Covid-19, possivelmente limitando o impacto das ações de seu antecessor.