Da Redação – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu a derrubada de drones misteriosos avistados em Nova Jersey, perto de Nova York. Os objetos voadores têm sido avistados há algumas semanas, e, até agora, as autoridades de segurança não sabem dizer a origem deles.
“Avistamentos misteriosos de drones por todo o país. Isso pode realmente estar acontecendo sem o conhecimento do nosso governo? Eu não acho! Deixe o público saber, e agora. Caso contrário, atire neles!”, escreveu Trump, na Truth Social.
O avistamento de drones ainda não tem uma resposta das autoridades norte-americanas. Em comunicado, a porta-voz presidencial Karine Jean-Pierre disse que “o presidente (Joe Biden) está ciente”, mas não acrescentou nenhuma informação.
O FBI também não deu explicações sobre os avistamentos até o momento, mas abriu uma investigação. “Não tenho uma resposta sobre quem é o responsável”, disse Robert Wheeler Jr., diretor-assistente do Critical Incident Response Group do FBI, aos legisladores em uma audiência do Congresso na terça-feira 10. “Mas estamos investigando ativamente.”
Avistamentos até no campo de golfe de Trump
De acordo com a ABC, a princípio, os drones foram vistos voando ao longo do rio Raritan, que alimenta o reservatório Round Valley, o maior aquífero do estado, cerca de 80 quilômetros a oeste da cidade de Nova York.
Mas logo avistamentos foram relatados em todo o estado, incluindo perto do Picatinny Arsenal, uma instalação militar de pesquisa, e sobre o campo de golfe do presidente eleito Donald Trump em Bedminster.
O deputado republicano Chris Smith disse que um oficial comandante da Guarda Costeira lhe disse que uma dúzia de drones seguiram de perto um bote salva-vidas da Guarda perto do Barnegat Light e do Island Beach State Park, no Condado de Ocean, no fim de semana.
A crescente ansiedade entre alguns moradores não passou despercebida pelo governo Biden, que enfrentou críticas de Trump por não lidar com o assunto de forma mais agressiva.
Em uma coletiva organizada pela Casa Branca no sábado, FBI, Pentágono e outras agências buscaram garantir às pessoas que os drones não são uma ameaça à segurança nacional ou obra de outro país.
Na sexta-feira, as pistas do Aeroporto Internacional Stewart — cerca 100 quilômetros ao norte da cidade de Nova York— foram fechadas por cerca de uma hora por causa da atividade de drones no espaço aéreo.
A Casa Branca disse que uma revisão dos avistamentos relatados mostra que muitos deles são, na verdade, aeronaves tripuladas voando legalmente, ecoando a opinião de autoridades e especialistas em drones.
Last night I went out with local police to spot drone flying over New Jersey, here’s what I saw. We drove to Round Valley Reservoir and the officer pointed to lights moving low over the tree line. Sometimes they were solid white light, others flashed of red and green.THREAD pic.twitter.com/ly7kUUDWDn
— Andy Kim (@AndyKimNJ) December 13, 2024