AFP – Na mensagem publicada pela conta @TeamTrump, o presidente americano afirma que as crianças são “quase imunes” à Covid-19, o que viola as regras contra a desinformação na rede social, segundo um porta-voz. “O proprietário da conta deverá apagar o tuíte antes de poder voltar a postar mensagens“, completou.
O Facebook também confirmou nesta quarta-feira (5) ter removido da página do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um vídeo considerado “desinformação prejudicial” sobre a pandemia de Covid-19. Trata-se de uma entrevista para a emissora Fox News em que Trump afirma que as crianças são “quase imunes” ao novo coronavírus.
“O vídeo inclui afirmações falsas de que um grupo de pessoas é imune à doença, o que representa uma violação das nossas políticas sobre desinformação“, informou um porta-voz. Esta é a primeira vez que a rede social remove uma publicação da página do presidente por “desinformação”.
O Facebook removeu o vídeo no momento em que enfrenta pressões para evitar a divulgação de informações consideradas falsas por um lado e, por outro, é acusado de censurar opiniões.
Ao ser consultado sobre a decisão da rede social, durante entrevista coletiva na Casa Branca, Trump defendeu-se: “Falo de ficar gravemente doente. Se você olhar para as crianças, elas podem se livrar do coronavírus muito facilmente.”
Em desvantagem nas pesquisas de intenção de voto, Trump retomou, após semanas, as entrevistas coletivas diárias sobre a Covid-19, que usa para defender seu governo e atacar o rival.