JSNEWS – As aulas foram retomadas na quinta-feira após um susto no campus da UMass Lowell, quando um homem armado foi visto portando uma arma, o que levou a um lockdown no campus. Uma ordem de abrigo no local foi suspensa para todos na área apenas algumas horas após o Departamento de Polícia de Lowell receber um relatório na quarta-feira sobre um indivíduo possivelmente armado com uma arma de fogo. Uma busca foi iniciada imediatamente. A polícia informou que o suspeito não está mais nas proximidades do campus, mas que estão trabalhando ativamente para localizá-lo. De acordo com a polícia da UMass Lowell, em nenhum momento a situação foi considerada um incidente de atirador ativo, e nenhum tiro foi disparado no campus.
O chefe de polícia da UMass Lowell, Ron Dickerson, confirmou que um vídeo circulando nas redes sociais, gravado por um estudante, do suspeito era autêntico.“O vídeo é real, 100%. Um estudante relatou que viu o suspeito caminhando atrás de um dormitório”, disse Dickerson. “Em poucos minutos, outra pessoa estava gravando um vídeo do suspeito.”
Dickerson disse que não podia confirmar como a polícia sabia que o suspeito não estava mais na área, mas afirmou que os estudantes deveriam se sentir seguros no campus.
O caminho onde o suspeito foi visto no vídeo era um beco sem saída que corre adjacente às linhas férreas próximas. Mensagens enviadas à comunidade do campus por meio de um sistema de emergência informaram que a polícia estava procurando “um homem asiático de 1,65m, vestindo uma blusa cinza ou branca e shorts pretos, carregando uma arma longa. Visto na parte traseira do Riverview Suites.” Um restaurante próximo forneceu à polícia um vídeo que mostrava um homem com roupas semelhantes vindo da direção desse dormitório por volta das 14h30 de quarta-feira. Riverview Suites é um dormitório localizado na Middlesex Street.
A polícia de Lowell informou que a atividade policial também se estendia às áreas das ruas Pawtucket e Broadway.Por várias horas, as pessoas na área foram solicitadas a se abrigar no local.As forças da lei utilizaram recursos da Polícia Estadual de Massachusetts e da Air Wing, da Equipe SWAT da NEMLEC, da Polícia da UMass Lowell, dos Rangers de Aplicação da Lei do LNHP, do FBI e da ATF. Cães farejadores e drones também foram usados na busca.
Um estudante disse que recebeu um alerta de texto da universidade e encontrou abrigo em uma sala de armazenamento no campus imediatamente após uma de suas aulas ser dispensada.“Alguns de nós vieram para o armário, outros ficaram em um auditório maior. Todo este prédio esteve completamente trancado o tempo todo”, disse o estudante Mike Regish.Regish informou ao NewsCenter 5 que todos no prédio posteriormente se reuniram no saguão e que a polícia informou que evacuariam o prédio enquanto continuavam a busca pelo suspeito.
Outro estudante se barricou dentro de seu quarto no dormitório quando recebeu o alerta do campus.“É o seu primeiro dia de aulas universitárias, meus colegas de quarto estão fora, em aulas, e eu sou o único aqui”, disse Donny Felscuti.
O Sky5 sobrevoou o campus e viu policiais de várias agências trabalhando na área do Campus Sul da UMass Lowell. O prefeito de Lowell, Daniel Rourke, confirmou que a Polícia Estadual de Massachusetts e oficiais do FBI estão fornecendo apoio.“A cidade está utilizando todos os recursos disponíveis no momento“, disse Rourke.
A UMass Lowell tem aproximadamente 16.900 estudantes de graduação e pós-graduação, com 3.700 morando no campus em 10 residências.
Qualquer pessoa com informações deve ligar para o Departamento de Polícia da UMass Lowell no número 978-934-2398 ou para a polícia de Lowell no número 978-937-3200.


