AP – Os Estados Unidos suspenderam formalmente o financiamento ao Instituto de Virologia de Wuhan, na China. De acordo com a administração do presidente Joe Biden, o laboratório não respondeu questões de segurança e proteção relacionadas à teoria de que a pandemia da Covid-19 teria se originado de um vazamento da instalação.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS)notificou o instituto sobre a suspensão na segunda-feira e disse ao laboratório que está tentando cortá-lo permanentemente, de acordo com um memorando obtido pela Bloomberg News. Uma revisão do HHS iniciada em setembro levantou a preocupação de que a instalação com sede em Wuhan, onde a Covid surgiu pela primeira vez, esteja violando os protocolos de biossegurança e não esteja em conformidade com os regulamentos dos EUA.
As penalidades são a ação mais drástica que os EUA adotaram devido à falha do laboratório em compartilhar informações em meio às investigações em andamento sobre as origens da Covid. Elas vêm quando os líderes dos EUA e da China estão tentando estabelecer uma melhor relação entre os países, enquanto ambos continuam lidando com as consequências econômicas da pandemia que matou 7 milhões de pessoas.