Da Redação – Na manhã desta quinta-feira (10), a FDA (Food and Drug Administration), a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou o uso emergencial em todo território americano da vacina desenvolvida pela farmacêutica Norte-Americana Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech.
Com a decisão, os EUA tornam-se a quarta nação a aprovar o uso do imunizante. Reino Unido, Canadá e Bahrein já regulamentaram a vacina Pfizer/BioNTech.
O objetivo do governo dos Estados Unidos agora é distribuir cerca três milhões de doses por todo o país em 48 horas. Um segundo lote será distribuído três semanas depois. Ontem, quarta-feira, o General Gustave Perna, chefe da Operação “Warp Speed”, disse a NBC NEWS que levará 24h após a aprovação do FDA para distribuir 2,9 milhões de vacinas em todo o pais. A Operação Warp Speed é uma parceria público-privada iniciada pelo governo dos Estados Unidos para facilitar e acelerar o desenvolvimento, a fabricação e a distribuição de vacinas, medicamentos e exames para COVID-19
Aprovação automática no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 500 mil doses iniciais do imunizante com entrega confirmada em janeiro de 2021 e pela “Lei do Covid” (n° 14.006/de 28 de maio de 2020), que permite o uso de uma vacina contra Covid-19 no Brasil, caso o imunizante tenha o aval de uma agência sanitária no exterior, sem depender de uma aprovação nacional do regulador nacional. A lei diz que, caso alguma agência regulatória dos EUA, do Japão, da União Europeia ou da China autorize o uso de uma vacina, a Anvisa tem um prazo de 72h para se manifestar sobre a decisão. Caso contrário, o imunizante é aprovado automaticamente.
Canadá e Israel deve iniciar a vacinação ainda este mês
Na quarta-feira, o Canadá aprovou o uso emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech. A agência reguladora canadense concluiu que o imunizante é seguro e pode ser aplicado em maiores de 16 anos de todo o país.
A vacinação contra a Covid-19 no Canadá deve começar ainda em dezembro. Também nesta quarta, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou que vai começar a imunização em Israel no país no dia 27 de dezembro. O primeiro lote com 1 milhão de doses da Pfizer/BioNTech chegou lá na terça-feira e mais um carregamento deve desembarcar em Israel nos próximos dias.