A Opas (Organização Panamericana de Saúde), escritório regional da OMS (Organização Mundial de Saúde), estima que vacinar 20% da população da América Latina custará US$ 2 bilhões.
A informação foi transmitida pelo subdiretor da Opas, Jarbas Barbosa, mencionando estimativas feitas pela Covax Facility, uma aliança global da OMS que uniu vários países para oferecer os dados quantitativos da distribuição da vacina.
“É um investimento inteligente e necessário”, disse Barbosa.
Apesar das notícias recentes sobre o desenvolvimento de diversas vacinas contra a covid-19, Barbosa disse que apenas uma das que demonstraram eficácia será aprovada pelos organismos reguladores. “Ainda há muito por fazer”, afirmou.
Ao todo, 180 países se uniram à Covax Facility e têm garantidas doses iniciais da vacina para cobrir pelo menos 3% de sua população nas primeiras fases, com o objetivo de chegar a 20%.
Os países mais afetados da região são Brasil, México, Peru, Equador e Chile.
Desde o início da crise, o continente americano inteiro teve mais de 23 milhões de casos e 680 mil mortes.
Barbosa observou que os Estados Unidos, país mais afetado pela pandemia, ainda é um importante propagador de novas infecções, com mais de 1 milhão de casos confirmados apenas na última semana. “Hoje, a América do Norte continua a ser 1 grande impulsionador de novas infecções“, disse.
Na América do Sul, nas últimas duas semanas, os casos diminuíram na maioria dos países andinos e a Argentina continua apresentando queda no número de casos, enquanto o Brasil atravessa novo aumento do número de casos e mortes.