JSNEWS – Um vídeo capturado pelas autoridades dos EUA mostra o momento em que um contrabandista de pessoas (Coyote) abandonou um menino guatemalteco de um ano de idade nas margens do rio Colorado, na fronteira entre os EUA e o México.
As imagens compartilhadas pela Patrulha de Fronteira, que foram gravadas na tarde de segunda-feira, mostram um contrabandista atravessando a cerca que separa a fronteira segurando uma criança pequena. Em seguida, o coyote deixa o menor próximo a cerca, perto da margem do rio e foge para o lado mexicano. O menino se levanta e depois de alguns segundos caminha sem rumo.
Um agente da Patrulha de Fronteira percebeu o que aconteceu e correu para o local. O vídeo mostra o policial saindo do veículo, segurando a criança e colocando-a no banco de trás.
“Graças à resposta rápida do nosso agente, a tragédia foi evitada”, disse o chefe da Patrulha de Fronteira, Raul Ortiz, no Twitter.
Ortiz também compartilhou a foto do agente segurando o menino em um dos escritórios da Patrulha de Fronteira.
A one-year-old Guatemalan child was abandoned along the Colorado River Monday afternoon by a smuggler who took him across the border and then left him to fend for himself along the water’s edge. Thanks to our agent’s quick response, tragedy was averted! pic.twitter.com/mY2K7t59VE
— Chief Raul Ortiz (@USBPChief) March 23, 2023
O menino foi identificado, mas devido às regras de privacidade, a agência não divulgará seus dados, disse John Mennell, porta-voz da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP).
“A criança foi posta sob os cuidados do Escritório de Reassentamento de Refugiados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos”, disse Mennell.
Mais de 57.000 menores desacompanhados chegaram à fronteira EUA-México este ano.
84% dos menores não acompanhados têm entre 13 e 17 anos de idade. 68% deles são do sexo masculino e vêm principalmente do México e de países da América Central, mas também de Cuba, Venezuela, Equador, Haiti e Brasil, de acordo com o Escritório de Reassentamento de Refugiados (ORR).