Da Redaçã0 – Dois dos 94 deportados dos Estados Unidos que desembarcaram no Aeroporto Pinto Martins em Fortaleza-CE na manhã desta sexta-feira (21) foram presos logo após a chegada do voo. Havia contra eles um Alerta Vermelho da Interpol e mandados de prisão emitidos pela da Justiça dos estados do Paraná e de Minas Gerais.
A policia federal, que não divulgou as identidades dos detidos, informou apenas que um deles responde pelo crime de roubo e outro por “arregimentar e levar cidadãos a outros países”, e que eles eram foragidos da Justiça brasileira.
“Nós tivemos hoje, nesse voo, dois cidadãos brasileiros que estavam na lista da Interpol, um mandado internacional de prisão. Então, quando eles desembarcaram aqui no Brasil eles foram conduzidos até a nossa viatura para cumprimento desse mandado de prisão”, afirmou o policial federal Simões de Oliveira Franco, em entrevista coletiva no Aeroporto de Fortaleza. Conforme Simões, eles desembarcaram antes dos outros passageiros no aeroporto e não saíram algemados.
Eles foram levados ao IML para fazer os procedimentos legais para, em seguida, serem apresentados ao sistema penitenciário estadual.
Caberá à Justiça definir em que estado eles seguirão presos.
Este foi o terceiro voo com deportados brasileiros no segundo mandato de Donald Trump. Fortaleza foi escolhida como destino para evitar que brasileiros sobrevoem o território nacional algemados.