JSNEWS – O Brasil deve receber, nesta sexta-feira (21) o primeiro voo de brasileiros deportados dos EUA desde a posse do presidente Joe Biden.
De acordo com uma fonte ligada ao Itamaraty, esses brasileiros já não tinham mais possibilidade de recorrer da deportação após meses de processo. Assim, essa leva não muda, neste momento, a situação de outros cidadãos do Brasil em solo americano que ainda buscam regularizar a situação.
Não se sabe o numero exato de brasileiros que serão deportados nesse voo e até mesmo a data do embarque pode ser mudada. A média de deportados enviados pelos EUA entre 2019 e 2020 era de 80 por avião.
Depois de chegarem no Brasil, a responsabilidade do retorno para seus estados e municípios de origem é de cada um dos passageiros repatriados.
A expectativa é que a aeronave chegue pelo Aeroporto Internacional Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a concessionária responsável pelo terminal, o pouso está previsto para as 14h50.
O Aeroporto de Confins recebeu, entre 2019 e 2020, ainda durante o governo de Donald Trump, 21 aviões com deportados. Algumas dessas pessoas foram presas pela Polícia Federal assim que pisaram em solo brasileiro, por causa de condenações variadas como homicídio e crime contra a saúde pública.
Em nota, a Polícia Federal afirmou que só irá repassar mais detalhes da situação “assim que tiverem informações oficiais”.