JSNEWS – O Internal Revenue Service – IRS anunciou nessa sexta-feira,10, que a maioria dos cheques de alívio emitidos no ano passado pelos estados, incluindo reembolsos de impostos estaduais não estão sujeitos a taxação federal fornecendo com isso uma orientação de última hora num momento em que os contribuintes começam a enviar suas declarações.
O anúncio ocorre uma semana depois do IRS pedir aos contribuintes para adiarem suas declarações até que uma decisão sobre os reembolsos de impostos estaduais e outros auxílios poderiam ser tributados ou não. A decisão publicada no site do IRS informa que não serão tributados os pagamentos relacionados ao bem-estar e ao alívio de desastre, o que significa que os contribuintes que receberam esses cheques não terão que pagar impostos federais. O IRS disse que esses pagamentos foram feitos por 21 estados americanos em 2022.
“O IRS aprecia a paciência dos contribuintes, profissionais fiscais, empresas de software e administradores fiscais estaduais, enquanto o IRS e o Tesouro trabalharam para resolver esta situação única e complexa”, disse o IRS na sexta-feira à noite em um comunicado.
Os estados onde os cheques de alívio não precisam ser declarados pelos contribuintes são Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Flórida, Havaí, Idaho, Illinois, Indiana, Maine, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Oregon, Pensilvânia e Rhode Island. Isso também se aplica aos subsídios para energia elétrica no Alasca.
Além disso, muitos contribuintes da Geórgia, Massachusetts, Carolina do Sul e Virgínia não serão taxados pro terem recebidos a devolução de impostos estaduais se atenderem alguns requisitos.
Na Califórnia, a maioria dos residentes recebeu um “reembolso de impostos de classe média” em 2022, um pagamento de até US $ 1.050, dependendo da renda e do número de dependentes. O Legislativo daquele estado é controlado pelos democratas aprovaram esses pagamentos para ajudar seus residentes a compensarem os altos preços da gasolina que atingiram um pico de US $ 6,44 por galão em junho do ano passado.