JSNEWS – O governador do Texas, Greg Abbott (Rep.), disse nessa quarta-feira, 24, que seu estado tem o direito constitucional de exercer sua autodefesa diante de “uma invasão de imigrantes”.
A alegação do governador ocorre dois dias após a Suprema Corte dos Estados Unidos ordenar a remoção de barreiras instaladas por pelo governador longo da fronteira do Mexico com o estado americano do Texas.
Abbot também criticou a administração Biden a quem acusou de atacar o Texas ao se recusar a cumprir seus deveres de garantir a segurança na fronteira sul e de explorar a imigração como arma politica e lembrou que já havia usado sua autoridade para declarar invasão e conclamar estado do Texas a se defender diante do que ele acredita ser uma invasão.
“O Poder Executivo dos Estados Unidos tem o dever constitucional de fazer cumprir as leis federais que protegem os estados, incluindo as leis de imigração em vigor no momento”, disse Abbott.
“O presidente Biden ordenou que suas agências ignorassem os estatutos federais que exigem a detenção de imigrantes que cruzam a fronteira ilegalmente. A falha da Administração Biden dos direitos impostos pelo Artigo IV, § 4, ativou o Artigo I, § 10, Cláusula 3, que o direito de autodefesa é reservado a este Estado”.
Com informações – The Hill & NY Post