JSNEWS – A Administração de Segurança de Transporte – TSA confirmou que a partir de 7 de maio deste ano o governo dos Estados Unidos exigirão que os cidadãos residentes no país apresentem uma carteira de motorista ou cartão de identificação que atenda aos requisitos de Real ID Act para embarcar em um voo ou acessar instalações federais.
O Real ID é um cartão de identificação ou carteira de motorista que atende aos padrões federais dos Estados Unidos que foram criados em 2005 para melhorar a segurança interna do país após os ataques terroristas de 11 de setembro.
Embora a medida não seja nova a TSA divulgou as normas finais que fornece diretrizes para a aplicação gradual dos requisitos para o uso da Real ID pelas agências federais que só serão permitidos para fins oficiais, incluindo embarque em aeronaves comerciais onde serão aceitos somente documentos de identificação pessoal que atendam aos requisitos de segurança estabelecidos pela REAL ID Act.
A identificação pode ser obtida para maiores de 18 anos em qualquer um dos Departamentos de Veículos Motorizados – DMV no estado onde reside.
Vale ressaltar que uma carteira de motorista ou cartão de identificação estadual diferente do REAL ID ainda podem ser obtido, mas esses documentos não serão aceitos para viagens aéreas dentro dos EUA ou entrar em instalações federais e militares.
De acordo com o administrador da TSA, David Pekoske, a verificação de identidade “é fundamental para a segurança nacional. Exorto aqueles que usam carteira de motorista ou carteira de identidade emitida pelo estado como principal forma de identificação para garantir que esses documentos estejam em conformidade com a lei REAL ID Act”, disse. “Estamos comprometidos em interagir com o público, licenciar jurisdições e estados para facilitar uma transição suave para a aplicação do REAL ID a partir de 7 de maio de 2025”.
Essa medida tem impacto entre a comunidade indocumentada, dado que estados como Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Massachusetts, Minnesota e Nevada, esses estado permitem que os imigrantes obtenham uma carteira de motorista, são documentos que permitem que pessoas que não têm status legal nos Estados Unidos dirijam e comprem um seguro de carro, mas não esses documentos não são uma ID REAL, e para obtê-la, os solicitantes deverão fornecer a documentação mínima exigida mostrando seu nome legal completo, data de nascimento, número de seguro social, etc, duas provas de residência e estatuto jurídico, embora alguns estados possam exigir documentação adicional.
Caso haja alguma dúvida sobre a carteira de motorista ou cartão de identificação ser uma Real Id, observe se ela possuui uma estrela no canto superior direito para ser uma Real Id.