JSNEWS – O brasileiro Lucas Ribeiro Dos Passos, 28 anos, foi detido enquanto trabalhava na Sorrento’s Pizzeria, em Acton, Massachusetts, por volta do horário de almoço em 1º de agosto, na presença de clientes. Segundo sua advogada, Eloa Celedon, ele tem um caso de asilo pendente e não possui antecedentes criminais nos EUA ou no Brasil. De acordo com o site WGBH, os oficiais de imigração informaram que a detenção ocorreu devido a uma acusação anterior de dirigir com carteira suspensa, entretanto sua advogada contesta essa informação e disse que a carteira dele está em situação regular.
Tracy Hodsdon, uma professora que estava na pizzaria no momento da detenção notou agentes mascarados da Imigração e Alfândega dos EUA (ICE). Ela foi ao carro pegar o celular e tirou fotos dos agentes, tentando se aproximar do caixa. Um agente a afastou, dizendo: “Estamos fazendo negócios aqui, e você precisa recuar”.
Hodsdon questionou se os agentes tinham um mandado, ao que responderam: “Não é da sua conta”. Ela observou que havia funcionários nos fundos do estabelecimento e apenas um na frente, e notou que Lucas saiu, pediu para pegar seu celular, foi autorizado, em seguida foi preso, ele parecia assustado, mas estava calmo. Hodsdon disse: “Para ser honesta, naquele momento eu estava tremendo. Foi muito assustador e eu só dizia, ‘Isso é inacreditável, vivemos nos Estados Unidos.’”
Sem um mandado judicial, agentes da ICE podem acessar apenas áreas públicas de um negócio, por exemplo, para entregar ao proprietário uma notificação formal que concede três dias para apresentar documentos que comprovem a autorização de trabalho dos funcionários. Um funcionário da pizzaria informou que nenhum gerente estava disponível para falar com a mídia.
O senador estadual Jamie Eldridge, representante da área, foi contatado por testemunhas e eleitores. O representante estadual Danillo Sena, que conhece o pai de Lucas Ribeiro Dos Passos, conectou a família à advogada Celedon. Sena, imigrante, disse: “Como imigrante, eu me coloco no lugar dele e você tenta trabalhar e ganhar a vida. Ele não deveria estar passando por isso”.
Ele informou que Lucas trabalhava na pizzaria há mais de dois anos. Danillo Sena copatrocina uma legislação que proibiria policiais de cobrirem o rosto completamente em Massachusetts e exigiria identificação. Ele afirmou: “É algo muito errado que não deveria estar acontecendo”.
O Departamento de Segurança Interna (DHS) defendeu o uso de máscaras, alegando proteção a oficiais.
Celedon informou que a família busca libertar Lucas sob fiança. Ele está detido na unidade correcional do condado de Plymouth, segundo o localizador de detentos da ICE. Celedon disse: “Eles estavam atrás dele por causa de uma suposta carteira de motorista suspensa. Verificamos e ele não tem uma carteira suspensa. Deve ser uma informação antiga, e isso é muito comum com agentes”.
Um porta-voz do DHS afirmou que Lucas foi detido em uma operação direcionada, no seu último endereço conhecido, por enfrentar acusações anteriores de dirigir com carteira suspensa em Massachusetts. Ele permanecerá sob custódia da ICE até uma audiência no tribunal de imigração.
As informações são do site GBH e podem ser acessada por esse link https://www.wgbh.org/news/local/2025-08-05/acton-pizzeria-employee-detained-by-ice