José Soares é Pastor
As mensagens das parábolas Jesus possuem mensagens claras acerca das coisas pertinentes ao reino de Deus. Elas também são muito profundas em suas aplicações, para edificação da nossa vida cristã. Por isso, os judeus não entendiam, mas somente OS verdadeiros seguidores do Senhor Jesus compreendiam seus verdadeiros significados.
Na Bíblia encontramos cerca de 40 parábolas de Jesus Cristo que sem dúvida são fundamentais a todo verdadeiro cristão, porque revelam a vontade de Deus. Cada narração das parábolas que estão registradas nos Evangelhos, têm o ensinamento próprio. Cada um desses ensinos serve para dar suporte a vida cristã, que devem ser aplicadas ao longo de nossa peregrinação nesta vida.
Para se ter uma ideia dos assuntos das lições das parábolas que Jesus proferiu em seu ministério terreno, citamos algumas delas, a saber: A Parábola da Rede, somente é registrada no Evangelho de Mateus (Mt 13.33). Mateus registrou uma série de sete parábolas.
São elas: 0 Semeador, O Joio e o Trigo, A Semente de Mostarda, O Fermento, O Tesouro Escondido, A Pérola de Grande Valor e a Parábola da Rede.
A Parábola do Amigo Importuno é encontrada no capítulo 11.5-13, Jesus fala sobre um viajante que chegou tarde da noite e bateu à porta de um amigo em busca de hospitalidade.
A Parábola dos Talentos também está registrada no Evangelho de Mateus (Mateus 25:14-30). O significado da Parábola dos Talentos fala sobre responsabilidade e prestação de contas no juiz. Parábola da Semente Germinando Secretamente é uma parábola de Jesus registrada apenas no Evangelho de Marcos (Marcos 4:26-29). Apesar de ser uma parábola pequena, ela possui um significado muito profundo.
A Parábola das dez virgens embora seja tema de muitos sermões, sem dúvida ela é uma das parábolas mais difíceis de interpretar. Essa parábola encontra-se exclusivamente no Evangelho de Mateus, capítulo 25 e versículos 1 a 13. A Parábola das Bodas do Filho do Rei é encontrada no Evangelho de Mateus 22:1-14. Embora pareça similar à outra parábola encontrada no Evangelho de Lucas 14:16-24, não se trata da mesma parábola.
A Parábola dos Trabalhadores da Vinha é uma das Parábolas de Jesus encontrada apenas em Mateus 20:1-16. Essa parábola narra a história de um homem que contrata alguns trabalhadores para trabalhar em sua vinha.
José Soares é Pastor, Bacharel em Teologia e professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico de Boston