Da Redação – Uma estudante americana foi condenada a um ano de prisão depois de encostar no braço de uma funcionária da segurança do Aeroporto Internacional de Dubai. Elizabeth Polanco, de 21 anos, foi detida pelas autoridades dos Emirados Árabes por supostamente “agredir e insultar” a colaboradora. Ela ficou detida durante três meses antes de receber a sentença.
A ONG Detained in Dubai, que tem como objetivo ajudar estrangeiros no exterior, tenta auxiliar Elizabeth para reverter a condenação. A entidade afirma que se tudo “correr bem”, ela só será detida até que possa “reservar um voo para fora dos Emirados Árabes Unidos”.
O episódio aconteceu em 14 de julho, quando Elizabeth voltava de Istambul, na Turquia, para Nova York, nos Estados Unidos, com um amigo, e decidiu mudar o voo para Dubai. Após o desembarque, a segurança do aeroporto foi acionada por causa de uma cinta que Elizabeth usava. A jovem afirmou às autoridades que havia passado por uma cirurgia recentemente e era obrigada a usar o aparelho cirúrgico 24 horas por dia até segunda ordem.
Elizabeth foi levada para uma sala privada e instruída a retirar o aparelho. Para isso, ela precisou ficar seminua. A estudante foi liberada, mas como não conseguiu colocar o aparelho novamente, ela tocou no braço de uma das funcionárias da alfândega para pedir ajuda.
Elizabeth foi detida e acusada de “agressão”, embora negue ter tido qualquer conduta nesse sentido. O Departamento de Estado dos EUA acompanha o caso, e uma nova audiência para avaliar os fatos está agendada para 24 de outubro.
“Elizabeth pretendia transitar por Dubai apenas por seis horas, mas está lá há meses”, lamentou Radha Stirling, fundadora da Detained in Dubai. Ela acrescentou que, até o momento, a jovem “perdeu US$ 50 mil em despesas e custos com advogados.”
Com informações R7