BELLINGHAM, Washington (JSNEws) — Na manhã de quarta-feira, 03, agentes federais de imigração detiveram 37 indivíduos durante uma operação realizada em uma empresa de telhados situada no norte do estado de Washington. A ação, conduzida por oficiais da Unidade de Investigações de Segurança Interna do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) e da Agência de Proteção de Fronteiras e Alfândega, teve início por volta das 7h30 no depósito da Mt. Baker Roofing, localizado em Bellingham, uma cidade próxima à fronteira com o Canadá.
Segundo relato de Tomas Fuerte ao jornal local Cascadia Daily News, em entrevista concedida em espanhol, os agentes chegaram ao local de forma intimidadora: “Eles (os policiais) apareceram empunhando suas armas como se fossem atirar em nós, como se fôssemos criminosos. Nos reuniram em uma sala nos fundos do prédio. Tinham uma lista e fotos de todos os que estavam sem documentação e os levaram embora.” Fuerte, que trabalha na empresa há 12 anos, afirmou que os detidos foram conduzidos em dois ônibus e que nunca havia presenciado uma operação semelhante em todo o seu tempo na companhia.
Em comunicado oficial, o porta-voz do ICE, David Yost, informou que os agentes executaram um mandado de busca federal como parte de uma investigação criminal em curso, focada na contratação ilegal de estrangeiros sem autorização legal de trabalho, em violação às leis federais. Segundo Yost, os 37 indivíduos presos haviam “representado fraudulentamente seu status imigratório e apresentado documentos e/ou informações falsificados para obter emprego”.
A Mt. Baker Roofing, por sua vez, emitiu uma nota na tarde do mesmo dia, declarando que está “cooperando plenamente com as autoridades, ao mesmo tempo em que assegura que nossos funcionários sejam tratados de maneira justa e respeitosa, conforme determina a lei”.
Contexto e Números da Imigração nos EUA
Dados do ICE revelam que, nos primeiros 50 dias da administração do presidente Donald Trump, foram realizadas 32.809 prisões, o que equivale a uma média diária de 656 detenções. Esse número representa um aumento significativo em relação à média de 311 prisões por dia registrada no período de 12 meses encerrado em 30 de setembro do ano anterior. Apesar disso, tais cifras, embora superiores às observadas durante o governo de Joe Biden, ainda estão distantes das deportações em massa prometidas por Trump em sua campanha.
Até o momento, o presidente tem evitado operações de grande escala em fábricas e escritórios, como as que marcaram seu primeiro mandato e o de seu antecessor republicano, George W. Bush. No entanto, ações pontuais e de menor porte, como a de Bellingham, têm ocorrido.
Embora acusações criminais contra proprietários de empresas sejam extremamente raras nesses casos, a imposição de multas é uma prática comum. A operação na Mt. Baker Roofing reflete, assim, uma abordagem que combina fiscalização rigorosa com a aplicação de sanções administrativas, em um contexto de intensos debates sobre imigração e mercado de trabalho nos Estados Unidos.