JSNews – O voo de deportação para a Guatemala em um avião militar dos Estados Unidos nessa última segunda-feira, 27, custou pelo menos $4.675 por imigrante, de acordo com dados fornecidos pelas autoridades federais dos EUA e da Guatemala, esse valor é cinco vezes o preço cobrado por uma passagem só de ida em um voo de primeira classe na American Airlines saindo de El Paso, Texas, até a capital guatemalteca, de acordo com a REUTERS um assento na primeira classe da American Airlines é de $853 para o mesmo destino.
A tarifa de uma companhia aérea comercial também é significativamente menor quando comparado ao custo de um voo charter utilizado pelo Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira – ICE.
Os Estados Unidos envaram seis aviões em voos de deportação para diversos países da america latina desde que Trump tomou posse no dia 20 de janeiro último. As Aeronaves utilizada para transportar s imigrantes até a Guatemala foi um cargueiro militar C-17.
Um funcionário do governo americano EUA, falando à Reuters sob condição de anonimato, estimou que o custo para operar uma aeronave C-17 é de $28.500 por hora/voo. O percurso de ida e volta para a Guatemala durou 10h:30min para ser concluído sem incluir o tempo no solo ou outras operações de preparo.
As autoridades federais da Guatemala disseram à Reuters que o C-17 que chegou a aquele pais na segunda-feira, 27, trazia 64 pessoas a bordo.
Trump, falando no seu clube de golfe Doral aos legisladores republicanos prometeu o uso sem precedentes de aeronaves militares para deportações e que o país que se recusar a receber seus deportados serão sancionadas comercialmente.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, postou imagens na semana passada de migrantes embarcando na rampa dos fundos de um enorme C-17, anunciando, “O Presidente Trump está enviando uma mensagem forte e clara ao mundo inteiro: se entrarmos ilegalmente nos Estados Unidos da América, enfrentaremos graves consequências.”
O valor do Ticket
O preço do C-17 é substancialmente superior ao das aeronaves fretadas pelo ICE.
Os custos dos voos charter do ICE variam, mas de acordo com informações publicadas em seu site no ano de 2021, o custo dos voos fretados eram de $8.577 por hora/voo. Já o diretor interino do ICE, Tae Johnson, disse aos legisladores durante uma audiência orçamentária em abril de 2023 que os voos de deportação custam $17 mil por hora/voo para 135 deportados em um percurso de cinco horas, esse valor é mais elevado e significa um custo de $630 por pessoa, considerando que o ICE pague a empresa charter o custo do voo de regresso. Um ex-funcionário do ICE disse que o custo teria aumentado desde 2023.
O ICE informa que transporta detidos em aeronaves fretadas da série Boeing 737 ou McDonnell Douglas MD-80.
O Pentágono disse na semana passada que os militares dos EUA forneceriam voos para as deportações de mais de 5 mil imigrantes detidos pelas autoridades dos EUA em El Paso, Texas, e San Diego, Califórnia.
Com informações REUTERS