JSNEWS – Na última terça-feira, 20 de maio de 2025, uma operação de contrabando de pessoas foi interrompida no Condado de Fayette, Texas, quando policiais prenderam suspeitos que escondiam migrantes em fardos de feno ocos durante uma parada de trânsito de rotina perto de Flatonia. Segundo o Departamento do Xerife do Condado de Fayette, os fardos em um reboque puxado por uma caminhonete foram modificados para criar compartimentos secretos, onde 12 migrantes foram encontrados em “espaços perigosamente confinados” sob uma estrutura de metal coberta por camadas de feno.
Ao inspecionar mais de perto, os agentes encontraram 12 migrantes escondidos em espaços “perigosamente confinados” sob uma estrutura de metal coberta por camadas de feno. “Esse método de ocultação não é apenas enganoso, mas extremamente perigoso para a vida humana”, declarou o Departamento do Xerife em comunicado. “Contrabandistas continuam utilizando técnicas cada vez mais criativas e arriscadas para transportar pessoas pelas rodovias do Texas.”
A ação foi intensificada após os policiais contatarem a Unidade de Inteligência do Setor da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos (CBP) devido a inconsistências nas respostas do motorista e dos passageiros. O motorista, identificado como Delbert Flanders, de 44 anos, do Kansas, foi levado a um hospital para tratamento.
Os supostos coordenadores da operação, Adanaylo Lambert, de 22 anos, e Lency Delgado Fernandez, de 25 anos, foram presos e enfrentam acusações estaduais e federais por tráfico de pessoas.
Os 12 migrantes foram entregues ao Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) para processamento.