
– Nessa quarta-feira, 06, Jason Miller, ex-assessor de Donald Trump, jogou uma pedra no vespeiro ao postar no X que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o “Biden dos trópicos” com um “cérebro de banana amassada”. A ofensa, uma resposta à recusa de Lula em negociar diretamente com Trump as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse à Reuters em entrevista que não via espaço para negociações diretas com os EUA e que um dialogo agora com Trump seria, provavelmente, uma “humilhação.”
Antes da declaração de Miller, Lula já havia se referido a Trump como “xerife do mundo” e disse que ele estaria fazendo coisas que “nem Hitler faria”. A escalada verbal da diplomacia da ofensa atingiu um outro nível quando em 16 de novembro de 2024, no G20 Social, a primeira-dama Rosângela “Janja” da Silva mandou um “Fuck you, Elon Musk” durante uma fala sobre a regulação de redes sociais. Musk, era naquela ocasião, chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA.
A imprensa brasileira linhada ao petismo destacou a grosseria de Miller enquanto veículos americanos, como Associated Press e The New York Times, focaram na crise tarifária. No X, a “banana amassada” viralizou, com risadas e críticas dos usuários.
Essa “diplomacia do xingamento” expõe a polarização global, onde líderes e aliados trocam insultos em vez de diálogo. Enquanto Lula busca saídas via OMC e Brics, o circo verbal segue, com ofensas que revelam mais sobre o caos político do que sobre os alvos. ! A banana de Miller, o “Hitler” de Lula e o palavrão de Janja são só atos de um espetáculo maior e deve agradar uma plateia ávida por espetáculos grosseiros com falas entremeadas por palavras de baixo calão que falam mais de quem as pronunciam do que aqueles a quem essas palavras são direcionadas.
A vulgaridade agrada os vulgares, os grotescos aos toscos, porque nelas se veem reassentados.
Lula is the Biden of the Tropics. His brain is mashed plantains at this point.
“Exclusive: ‘I won’t humiliate myself’: Brazil’s president sees no point in tariff talks with Trump” | @Reuters https://t.co/Zr1KWV7WJk
— Jason Miller (@JasonMiller) August 7, 2025