Por: Ededl Holz – Não é à toa que Homem com H está em primeiro lugar na NetFlix logo em suas primeiras semanas após a estreia. O filme conta a vida e a carreira do maior artista performático brasileiro: meu ídolo Ney Matogrosso.
Ney, que sempre foi discreto em sua vida pessoal, se dispôs a ajudar o diretor em tudo o que precisasse para a realização da película. Duas horas não é suficiente para contar uma vida de sucesso, realizações e intensa liberdade e libertação.
Ney é livre de rótulos, de imposições, de pensamento e ações. Dono de uma voz peculiar e belíssima, seu corpo no palco fala e leva homens e mulheres ao delírio devido à tamanha sensualidade. O trabalho de Jesuíta Barbosa é impressionante. Você vê o Ney o tempo inteiro na tela.
O olhar, os trejeitos, o falar… A direção de Esmir Filho traz um olhar apaixonado por seu trabalho e direciona os atores com naturalidade e paixão para interpretarem seus papéis. Entendo que a sexualidade do Ney, a liberdade sexual com seus parceiros marcou sua vida e devia ser mostrada, mas senti falta do Ney artista, de mais performances, de mais cenas que nos trouxessem o fenômeno, o único o inigualável Ney Matogrosso.
O filme merece todos ou louros e Jesuíta todos os prêmios. Ney merece nosso respeito, nosso aplauso e nossa gratidão por todo o sempre!
Evoé!